Dia de Reis
Ana Costa Ana Costa
6 de Janeiro, Dia de Reis
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" os três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de Janeiro. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
Baltazar, Gaspar e Melchior, seguiram a estrela que os guiou e ofereceram, ouro, incenso e mirra.
Por todo o país, cantam-se "as janeiras", de porta em porta. As pessoas são convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc.
Em Espanha, as crianças deixam os sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis. É neste dia que as crianças recebem os seus presentes, para mim faz todo o sentido, uma vez que foi neste dia que o menino recebeu a visita dos Reis Magos.
Segundo a tradição, é neste dia que se desfaz a árvore de Natal e se guardam os enfeites, e a família reunida, come o Bolo-Rei como simbolismo das oferendas dos Reis Magos a Cristo.
Eu confesso, que este ano antecipei-me e já não tenho árvore de Natal, talvez por ter sido um ano conturbado, mas como o espírito nunca cá esteve presente, me tenha libertado dela mais cedo.
Portanto, juntem-se as famílias e celebrem mais uma vez a chegada de Jesus Cristo!