Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Anna Costa St

Licenciada, mãe de um menino, formação em Fashion Industry/Consultoria de Imagem, aqui deixarei sugestões de Moda e falarei de outros temas que estão presentes nos nossos dias. Lifestyle, Clean the Closet entre outros...

Anna Costa St

Licenciada, mãe de um menino, formação em Fashion Industry/Consultoria de Imagem, aqui deixarei sugestões de Moda e falarei de outros temas que estão presentes nos nossos dias. Lifestyle, Clean the Closet entre outros...

08.03.19

Dia Internacional da Mulher


Ana Costa Ana Costa

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de Março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos USA e na Europa, relembra as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Proposto a 26 de Agosto de 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, pela líder socialista alemã Clara Zetkin.

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 não tendo sido desde sempre no mesmo dia, dependia do país. A primeira celebração deu-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos USA, seguida de manifestações e marchas em outros países Europeus nos anos seguintes. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.

A data da principal manifestação, 8 de Março de 1917, foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista. 

Em Portugal, a luta pela Implantação da República, que levou à queda do regime fascista, contou com a ajuda das Mulheres, que até 1974 não tinham muitos dos direitos que deviam usufruir como cidadãs.

O ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de Março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Sou portanto, uma Mulher do Ano Internacional da Mulher, talvez por isso seja tão defensora das mulheres, mas ciente do valor dos homens na Sociedade. Luto sempre por uma igualdade, seja em que situação for.

Lembrem-se sempre que unidas seremos muitas a lutar por um mesmo ideal. 

Que bom que seria se as diferenças em termos laborais/salariais terminassem. É verdade, está provado que de uma forma notória nos dias de hoje ainda há Empresas que fazem esta distinção, em que homens ainda ganham mais do que as mulheres ocupando o mesmo lugar.

No dia de hoje, lembro-me ainda mais de Marielle Franco, 38 anos, vereadora do Partido Socialismo e Liberdade, assassinada, no Rio de Janeiro, com quatro tiros na cabeça, quando seguia no banco traseiro de um automóvel.

Era uma conhecida ativista em defesa dos direitos humanos, especialmente das mulheres negras, e foi a quinta mais votada nas eleições de 2016 para o Conselho do Rio de Janeiro.

Partiu a 14 de Março de 2018.

IMG_6273.jpg

Fotografia: @anna.costa.st

Autor: @vhils Panorâmico de Monsanto

Por Ela e por todas nós, em memória de todas as que partiram em condições adversas...que sejamos sempre unidas, mulheres e mães completas.

O nosso dia?!

São todos os dias, porque todos os dias temos o nosso papel preponderante na sociedade.

Sejam Felizes Sempre!!!

Um Beijinho 

fonte: Wikipédia, Jornal Público

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.