Sapatos feitos à mão em Portugal
Ana Costa Ana Costa
Já alguma vez pararam para pensar em todo o trabalho envolvido, desde a criação e confecção de um sapato feito à mão?
As horas e dedicação desde o idealizar até os terem nos vossos pés?
Pois bem, hoje foi o dia de perceber de todo esse processo.
O dia começou bem cedo, saltei da cama às 6:30, saí de casa às 7:30, e depois de me encontrar com as pessoas que me iriam levar a conhecer todo o processo, fizemo-nos ao caminho. Foram quase 3h até chegar à fábrica onde tudo ganha forma.
Assim que se abre a porta, sinto o cheiro a cola, um cheiro que me leva até à minha infância, era o cheiro que sentia no caminho para a casa da minha avó. Vinha de uma fábrica que construía barcos, diziam-me que era fibra de vidro ;)
Encontro uma série de máquinas diversas, moldes, colas, peles, enfim, mas o mais importante, a parte humana. Pessoas de verdade que constroem os sapatos um a um, entregando-lhes toda a dedicação, a sua melhor arte.
Alí em várias linhas de montagem criam vida, desde o corte, ao molde, passando pelo processo de secagem da cola, até finalmente estarem aptos a serem cuidadosamente inspecionados e limpos, colocados em caixas envoltos em papel de seda, para depois serem vendidos e chegarem até nós.
Mas, antes de todo este processo, há que escolher materiais e criar todo o design.
É claro que todo o sapato confecionado à mão, com peles sintéticas ou verdadeiras, tem claramente um valor de mercado substancialmente diferente de um sapato produzido em massa, que facilmente temos acesso através de lojas de fast fashion.
Cada sapato é criado com um carácter único e especial a cada par produzido.
A marca https://phshoes.com é uma marca de calçado portuguesa.
Nasceu do sonho de Patrícia Henriques, com um percurso em consultoria, que depois de ter sido mãe sentiu ser o momento de avançar com o projeto de criar calçado confortável, que fosse simultaneamente elegante e sofisticado.
A marca associa a qualidade, o conforto e a exclusividade, trazendo para o mercado um produto de luxo em coleções muito diferentes, por vezes disruptivas, que procuram reflectir as diferentes facetas daquilo que somos e para onde queremos ir.
Daqui para a frente confesso que não volto a olhar para um par de sapatos da mesma maneira.
Fiquem atentas e atentos, que a coleção que se prepara para a Primavera/Verão 2019 e Outono/Inverno 2020, está um arraso.
Vamos valorizar o que é nosso!